Criado pela CAPCOM conhecido como Rockman no Japão estrelando uma série de robôs, cada um conhecido pelo apelido de MegaMan, foi lançado em 1987, foi o primeiro da série de mais de 50 jogos em vários sistemas. Uma lista de mestres de robôs corrompidos enfrentou o megaman em etapas separada no Jogo. Em Março de 2015, a série vendeu cerca de 30 milhões de cópias em todo o mundo. A Série Megaman original consiste em 11 jogos, um spin-off, Mega-Man e Bass, assim como todos os Game boy, Sega Genesis, Sega Game Gear e outros jogos de console com designer original de MegaMan.
Na história por trás da série original, Mega Man é um andróide originalmente chamado Rock, criado como assistente de laboratório pelo cientista Dr. Light com o Dr. Wily como seu parceiro. Seguindo a traição do Dr. Wily em que ele reprogramou a maioria dos robôs do Dr. Light, Rock se ofereceu para ser convertido em um robô de combate para defender o mundo das violentas ameaças robóticas de Wily, tornando-se assim Mega Man.
Embora todas as encarnações do Mega Man apresentem histórias, configurações e personagens únicos, eles compartilham vários recursos comuns. Todos os principais jogos do Mega Man lançados antes de 1997 são side-scrolling action platformers . O personagem do jogador deve lutar através dos níveis usando o "Mega Buster" do Mega Man - um canhão preso ao braço - para atirar nos inimigos robóticos que habitam o seu ambiente. Quando o Mega Man foi lançado em 1987, a característica que o tornou revolucionário foi a escolha dada ao jogador de qual mestre do robô tentar primeiro. Depois de derrotar um mestre do robô - o chefede um nível - o Mega Man ganha a habilidade de usar a arma especial do Mestre do Robô. Cada Robot Master é representante de um elemento ou objeto específico, com chefes como Fire Man, Ice Man, Guts, Griffith e Elec Man. As armas Mega Man ganhos compartilham o tema do chefe derrotado. Depois de derrotar todos os Robot Masters, Mega Man viaja para uma fortaleza de vários estágios para confrontar o Dr. Wily, o responsável pelos atos destrutivos dos inimigos robóticos. Na fortaleza, o Mega Man enfrenta novos patrões, clones do Robot Masters do jogo e Wily, que geralmente está em uma grande máquina de guerra multifase.
Inimigos são fracos para pelo menos uma arma; Por exemplo, o Homem de Fogo irá tomar mais dano da arma do Homem do Gelo do que de outras armas. Este conceito inspira-se na pedra-papel-tesoura . Os níveis de Robot Master geralmente podem ser concluídos em qualquer ordem, resultando em uma característica estratégica da série: determinar a melhor ordem para derrotar chefes e ganhar armas. Seqüelas de jogos de Mega Man contêm novos inimigos ao lado de familiares, novos chefes e armas, e talvez novos gadgets. As parcelas posteriores do jogo dão ao jogador a opção de comandar outros personagens com habilidades diferentes, como Proto Man , Duo e Bass.
A série Classic não chegou a uma conclusão definitiva. Originalmente desenvolvida para o NES , a série original Mega Man experimentou melhorias gráficas em parcelas de quarta e quinta geração. A série não tinha jogos desenvolvidos para consoles de sexta geração, mas retornou na sétima geração de gráficos, sons e jogabilidade propositadamente semelhantes aos jogos originais da NES para inspirar uma aparência nostálgica, distribuída como conteúdo para download em vez de jogos de varejo como os anteriores.
Em 4 de dezembro de 2017, a Capcom anunciou que um novo jogo da série clássica, Mega Man 11 , seria lançado no final de 2018. Ao contrário do Mega Man 9 e 10 , este jogo apresenta gráficos modernos, HD, cel-shaded e é apresentado em um proporção de aspecto widescreen. Ao usar uma arma especial, além de mudar as cores, a armadura do Mega Man muda de aparência.
A Capcom queria uma reformulação nos gráficos e no controle à medida que a série Mega Man passasse do NES para o SNES, levando à criação da série Mega Man X em 1993. Definida no futuro, esta série segue a história do sucessor do Mega Man , Mega Man X , um novo robô avançado que tem livre arbítrio sobre suas ações, pensamentos e sentimentos. Este personagem, muitas vezes referido como "X", também é uma criação do Dr. Light, colocado em animação suspensa e descoberto 100 anos no futuro por um pesquisador chamado Dr. Cain . A série Mega Man X apresenta gráficos de 16 bits mais detalhados e maior liberdade de movimento. No Mega Man X série, os personagens crescem em habilidades e poder como o jogo avança.
À medida que a série progrediu, vários outros personagens apareceram, como o colega Maverick Hunter Zero, que foi criado pelo Dr. Wily da série Classic , OVER-1, criado em conjunto pelo Dr. Light e pelo Dr. Cossack, e Axl, um Reploid. com uma personalidade adolescente que tem a capacidade de mudar de forma para outros Reploids. Zero iria mais tarde estrelar sua própria série spin-off, Mega Man Zero .
A série Mega Man X não chegou a uma conclusão, tendo sido deixada sem solução desde que o oitavo jogo da franquia de spin-off terminou com um cliffhanger.
Em 2002, uma série subseqüente da franquia Mega Man X foi desenvolvida para o Game Boy Advance, estrelando Zero , um personagem criado para a série Mega Man X como um aliado de Mega Man. A série girava em torno de Zero lutando contra uma poderosa força de supremacia humana enquanto ele protegia os remanescentes oprimidos. Na série Mega Man Zero , a jogabilidade é em grande parte semelhante ao estilo de jogo de Zero no posterior Mega Man Xjogos e apresenta um sistema de classificação em profundidade que recompensa o jogador com novas habilidades e aprimoramentos (como habilidades copiadas de personagens chefes) em troca de um melhor desempenho de jogo. No quarto jogo, Zero também pode fisicamente roubar armas de inimigos (como machados e armas).
O Mega Man Zero foi, com seu quarto jogo, a primeira série da franquia a chegar a uma conclusão definitiva, embora seu enredo continue em um futuro distante com o Mega Man ZX .
O primeiro jogo da série Mega Man ZX foi lançado em 2006. Acontece cerca de 200 anos após a série Zero , na qual a progressão levou à mistura de atributos físicos entre humanos e robôs; os humanos recebem as vantagens físicas dos robôs, e os robôs recebem vida útil. Portanto, este é o primeiro jogo no enredo principal em que o jogador pode controlar um personagem humano. Os jogadores colecionam biometais contendo dados sobre os heróis lendários do passado (incluindo X, Zero e os quatro guardiões da série Mega Man Zero ). Usando esses Biometals, eles são capazes de "Mega-Mesclar" com eles para usar os poderes dos heróis caídos.
A jogabilidade permanece em grande parte semelhante à série Mega Man Zero , embora o sistema de ranking seja removido na maioria das vezes. No segundo jogo, o personagem do jogador é capaz de se transformar fisicamente em personagens bosses derrotados ao derrotá-los.
O jogador é dado a escolha de escolher um protagonista humano masculino ou feminino em cada parcela, e os jogos implicam que ambos os personagens não existem na mesma continuidade. Por exemplo, Vent e Aile têm histórias idênticas de serem órfãos, têm aparências muito parecidas, e ambos trabalham para o Giro Express, mas nunca são vistos juntos ou mencionados entre si, implicando, portanto, que eles não coexistem. O mesmo ocorre na única sequência da série, Mega Man ZX Advent, entre os protagonistas Gray e Ashe, ambos os quais se encontram com Aile ou Vent, respectivamente (dependendo do personagem escolhido), mas não de ambos.
Isso torna o ZX único, pois cria duas linhas de tempo paralelas dependendo de qual personagem é escolhido: uma linha do tempo em que Aile e Gray existem e são os heróis que usam os Biometals, ou uma linha do tempo em que Vent e Ashe assumem seus papéis.
Começando no PlayStation em 1997, uma série de jogos de ação em 3D chamada Mega Man Legends foi criada para aproveitar o hardware gráfico avançado do console . A série Legends é ambientada no mesmo mundo dos outros jogos do Mega Man, embora milhares de anos no futuro. O mundo é coberto por imensos corpos de água e apresenta o retorno de vários personagens principais da série original em diferentes situações. O herói, Mega Man (Rock) Volnutt, é um caçador de relíquias chamado "Digger" que vasculha várias ruínas em todo o mundo em busca de fragmentos refratários que podem ser explorados e negociados como moeda. Mega Man Legends traz a jogabilidade em 3D e é uma aventura de ação com elementos de RPG.
A série Legends concluiu com apenas dois jogos principais e um spin-off estrelando o antagonista Tron Bonne antes de ser descontinuado. Ao contrário de Battle Network e Zero , o jogo final da série não resolve o enredo. Uma continuação da série Legends se tornou um jogo muito requisitado entre muitos fãs da Capcom e Mega Man. Um terceiro jogo já estava em desenvolvimento para o Nintendo 3DS , mas em 17 de julho de 2011, a Capcom cancelou o projeto dizendo que não atendia a certos requisitos. Esta decisão foi recebida com críticas de fãs e agências de notícias de jogo.
Apesar dos muitos anos desde o último novo lançamento da série, vários personagens da série Legends aparecem consistentemente em jogos cross-over da Capcom, como Marvel vs. Capcom , e os personagens da Servbot se tornaram icônicos dentro da comunidade da Capcom, fazendo muitas aparições em jogos não- Mega Man , incluindo Dead Rising e como parte da roupa obtida através de conquistas em Lost Planet 2 .
Quadrinhos
Mega Man também foi destaque em muitos quadrinhos e mangás no Japão , embora poucos tenham sido localizados na América do Norte.
A série mais conhecida é produzida por Hitoshi Ariga (que passou a fornecer desenhos de personagens e ilustrações para futuros lançamentos oficiais da Capcom , incluindo o jogo Super Famicom Mega Man and Bass ). A série começou com Rockman Remix , seguida por Rockman Megamix , e atualmente está sendo serializada como Rockman Gigamix . A parte Megamix da série acabaria sendo trazida para a América do Norte, graças à UDON Entertainment Corporation , responsável também pela localização do curta manga Man Man ZX, de Shin Ogino. Na série original de Mega Man ,Dr. Light era conhecido como Dr. R ight, então muitos de seus robôs destaque em quadrinhos Ariga têm "R" s em seus projetos. A UDON não alterou esse detalhe na versão em inglês do Mega Man Megamix .
Além disso, a Viz Media localizou o mangá Rockman EXE de 13 volumes de Ryo Takamisaki sob o nome MegaMan NT Warrior . Takamisaki mais tarde seriamente serializar uma adaptação curta de Mega Man Star Force 3 que nunca foi publicada fora do Japão.
Algumas outras séries de mangá que não foram localizadas fora do Japão incluem uma adaptação Rockman X de 12 volumes por Yoshihiro Iwamoto, mais de 15 adaptações Classic e X de Shigeto Ikehara, uma adaptação alegre de Rockman Zero por Hideto Kajima, uma adaptação de Shooting. Star Rockman por Masaya Itagaki, outra adaptação de Battle Network por Jun Keijima e Miho Asada, chamada Rockman EXE Battle Story , e uma pequena série de adaptações de Battle Network e Star Force com temas de Takumi Kawano.
A Dreamwave Productions e a editora brasileira Magnum Press criaram suas próprias histórias em quadrinhos baseadas na série de jogos clássicos . A série brasileira Novas Aventuras de Megaman ("Novas Aventuras de Megaman") foi originalmente publicada e vendida no Brasil entre 1996 e 1997 e atraiu certas críticas por apresentar histórias bizarramente alteradas (com personagens de várias partes aparecendo ao acaso, assim como insinuações eróticas e sexuais na relação de Mega Man e X com Roll), bem como nudez frequente envolvendo Roll e um personagem original chamado Princesa, que tentou assumir o status de personagem principal dos quadrinhos; seu final repentino em um cliffhanger. A série foi ilustrada por Erica Awano , Eduardo Francisco, Daniel HDR e outros.
A série Dreamwave durou apenas quatro edições e também terminou abruptamente, com os enredos dos três primeiros assuntos sendo descartados completamente na edição final e a inclusão de um conto prometendo um acompanhamento do Mega Man X que nunca se concretizou. Este foi um dos vários quadrinhos da Dreamwave Capcom que foram encurtados ou simplesmente nunca chegaram à edição # 1, incluindo Maximo , Darkstalkers e Rival Schools .
Comentários
Postar um comentário